Plano de Negócio

Muitas pessoas tem o sonho de edificar uma empresa. Independentemente do tamanho da empresa para que ela tenha sucesso alguns aspectos de gestão devem ser atendidos adequadamente.

Infelizmente, não temos em nosso país a cultura do empreendedorismo nem a cultura do planejamento. Ambas são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

Criar uma empresa não é simplesmente tirar um CNPJ, registrar um nome e trabalhar. Criar uma empresa vai muito além disto. Boa parte das empresas abertas fracassam pelo motivo da falta de planejamento. Antes de uma empresa ser de fato aberta, os sócios devem planejar. E o planejamento da empresa inicia-se com um documento denominado Plano de Negócio.

Há um custo para a criação de um Plano de Negócio? Sim, há um custo como em todo projeto e trabalho. Porém, o que poucos sabem é que este custo é despresível quando se está em jogo o sucesso da empresa.

Explicando melhor: O Plano de Negócio é uma análise que é realizada em colaboração com os sócios da empresa, em que são analisados fatores de mercado como nicho de atuação, clientela, localização, capital de giro além de diversos outros aspectos. Muitas empresas não fazem um Plano de Negócio antes de iniciar as suas atividades, o que considero como um dos principais fatores de fracasso. Um Plano de Negócio bem feito, não é um documento que apenas dirá o que deve ser feito, ou um amontoado de letras e frases para se dizer que tem. É algo estruturante como o alicerce de uma casa. Por vezes, a resposta da análise promovida por um Plano de Negócio é: NÃO MONTE A EMPRESA.

— Mas a minha empresa está aberta e não possui um Plano de Negócio! O que eu faço?

Consulte-nos! Se a sua empresa já está em operação, o Plano de Negócio possui enfoque diferente do que é gerado para empresas que ainda serão abertas. Porém, mesmo já estando constituída, ela ajudará a sua empresa a seguir o melhor caminho para o sucesso.

Portanto, o Plano de Negócio é a ferramenta que é capaz de evitar problemas futuros. Como problemas futuros, entendamos o encerramento das atividades da empresa por falta de capital de giro suficiente, por falta de clientela ou por prestar serviços incompativeis com o local em que ela será instalada.

O Plano de Negócio, por sí só, não garante o sucesso da empresa, mas busca detectar problemas que a pode fazer fracassar e fazer com que que os sócios percam seus investimentos.

Assim, podemos resumir que o Plano de Negócio é uma ferramenta mitigadora de riscos empresarial, fundamental para o sucesso de um empreendimento.

A Seven Silver Stars Corporation é o seu apoio na construção do seu Plano de Negócio. Consulte-nos e aumente as chances de sucesso de sua empresa. Voltar